segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Reclamar de quê?

          Tem gente que reclama até da brisa que passa na direção contrária. Pra essas pessoas reclamar vira praticamente uma arte, um exercício diário de insatisfações. Mal sabem estes, na maioria das vezes, que suas vidas são inestimavelmente melhores que de tantas outras... Engrandecer problemas é um defeito que reflete quase que totalmente apenas a quem o faz. Às vezes nossos problemas não passam de meras criações nossas, de supervalorização de de bobagens. Acreditar que 'a chuva não cai apenas sobre si mesmo' é o primeiro passo pra minimizar os problemas; e perceber que o nosso GRANDE problema não chega nem ao rastro do menor dos problemas de alguém é uma boa maneira de viver mais contente, de prestar mais atenção no outro e parar de criar um bicho a cada passo.


                Minha turma, coordenada pelo prof. de Saúde e Sociedade, fez uma visita a uma favela aqui de Maceió. E a situação que vimos é realmente lastimável.      
              As casas são construídas bastante próximas a um esgoto, e beiram a lagoa. Quando a lagoa enche, vira aquela sopa de entulhos, dejetos, ratos...poluição e insalubridade total! Adultos, crianças, idosos...todos ficam expostos a essa situação. Pra piorar, os moradores não recebem assistência de saúde nenhuma, não são incluídos em projetos sociais, não recebem os serviços de coleta de lixo, falta água, falta luz, falta tudo! Eles são, segundo a definição deles próprios, rejeitados, e nem por isso deixaram de receber a gente com atenção, humildade e respeito! Agora pense comigo...você realmente tem muito do que reclamar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário