terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Infinito?

            Estava agora a pouco pensando sobre o que escreveria hoje, ouvindo a música 'Quase sem querer', de Legião Urbana. E no auge da minha dúvida passa a parte da música que diz "O infinito é realmente um dos deuses mais lindos!" e me ative a questão da definição do que é infinito.

 
     O que seria/é de fato o infinito? É uma questão um tanto quanto filosófica demais pra uma terça-feira, mas não deixa de ter seu quê de curiosidade...


Segundo Aurélio Online, adj. Que não tem limites, fim: o espaço é infinito. / Que não teve princípio nem há de ter fim: Deus é infinito.

Como assim não teve princípio? (E o amor eterno, onde vai parar, por exemplo? Afinal, o amor um dia nasce, portanto tem um começo).

           Acho 'infinito' uma das palavras de significados mais peculiares possíveis. O meu infinito pode não ser o seu infinito. Para mim, infinito é a maneira literal de se traduzir o desejo de que algo se eternize. Como se o finito fosse o ESTAR e o infinito fosse o PERMANECER. Mas, não duvidem, ainda há outra classe de infinito, e talvez seja a mais racional: o eterno enquanto dura. Simples, prático...um infinito finito, mas que não deixa de ser verdadeiro!


Um comentário:

  1. Gostei das suas elucubrações finitas que poderiam se infinitar na web... hehehe. As duas coisas infinitas que existem, a meu ver, são: Deus e o tempo! Todo o resto é efêmero. Mas, posso estar errado. Afinal, quem tem pensamentos infinitos nesse mundo? bju.

    ResponderExcluir