terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Canibalismo educacional

               Uma boa educação é fundamental. Não apenas aquela que aprendemos geralmente em casa, como ter modos, saber se portar nos diversos lugares; também não apenas a que aprendemos na escola, as famosas palavrinhas mágicas, a saber desculpar o coleguinha. rsrs Mas hoje vou me referir a educação que nós mesmo temos que buscar, ao conhecimento.

              Na minha andança, agora rotineira, de ônibus pela cidade reparei que 98%, se não mais, dos outdoors daqui de Maceió estão relacionados à escolas, pós-graduação, cursos e afins. Principalmente agora no começo do ano, quando são revelados os 'feras', é que as ecolas e os cursinhos pré-vestibulares investem pesado em divulgação. Enfim, cada dia mais percebe-se o quanto é cobrado de nós uma formação, um bom desempenho. Somos cobrados não mais pra sermos mais um aprovado, ou mais um trabalhador; somos cobrados a sermos os melhores! E só dessa forma é que poderemos conseguir algum espaço, algum reconhecimento.


Apesar de parece um pouco canibalesco demais, essa cobrança toda leva a uma seleção mais rigorosa de quem se destacará. Acho isso interessante, porque gera concorrência. E a concorrência leva cada um a dar o melhor de si pra conseguir 'superar', digamos assim, os outros. É claro que esse lance de disputa deve ser levado com seriedade, pra que não haja problemas. E isso sim é que é difícil de acontecer... Vemos o tempo inteiro pessoas querendo ser melhores do que as outras de forma errada, querendo 'pisar' em cima de todo mundo, como comumente falamos. Isso é indigno e depreciável. Seja bom naquilo que faz, mas não queira passar por cima de ninguém. Afinal, usar desses maus artifícios é como construir uma casa com material de baixa qualidade. Você pode até conseguir erguê-la, mas mais cedo ou mais tarde ela cairá! Fica mais uma dica. Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário