quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Sonho ou plano?

               A expectativa que é gerada nos concorrentes até que se divulgue o resultado de um vestibular é algo massacrante. O tempo parece que não passa, o dia da divulgação parece que nunca chega! Amanhã é dia do resultado do vestibular da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) e o clima anda tenso entre os que disputam uma vaguinha na federal. Eu que não estou participando estou tensa, imagina quem está! Talvez seja a lembrança ainda recente do dia em que eu fui aprovada neste mesmo vestibular. Ou talvez eu esteja absorvendo as emoções das pessoas que conheço que fizeram a prova.

Mas o que realmente significa a aprovação em uma universidade? 

              Tem gente que encara como a comprovação da inteligência e da competência do candidato (ou da falta destas). Outros veem como pura sorte. E a maioria vê como uma mistura dessas duas vertentes, definindo por conseguinte que a aprovação vem do equilíbrio perfeito entre a competência e a sorte. Não me recordo de nos dois anos em que prestei vestibulares ter me encaixado nessas definições. Eu sempre encarei o resultado do vestibular como a reserva ou não de uma vaga pra mim nas universidades. Pode parecer um pouco sistemático, mas tenho mania de fazer planos. Então, eu nunca tratei a aprovação como um sonho, mas como um plano.
              Mas sonhar nada mais é do que fazer planos aleatórios. A diferença é que com planos você traça objetivos, e geralmente procura um caminho que o leve a realizá-lo.
              Portanto, sonhem, mas não esqueçam de planejar! Não só na APROVAÇÃO em um vestibular, mas nas PROVAÇÕES que aparecerão durante toda a sua vida...
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário