quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Público para os particulares

            Hoje mais cedo meu pai veio comentar comigo que uma ex-aluna dele (meu pai é professor de inglês) disse que o curso dela tava ficando muito caro. Ela estuda na UFAL que teoricamente é uma universidade 'sem custos' para os estudantes e que é voltada principalmente para aqueles que não tem condições de pagar uma universidade particular. 
            Ela disse que a universidade pública, na prática, se torna uma universidade para os alunos 'particulares', que tem condições de pagar uma universidade privada, mas que tão ali pelo prestígio de ter uma UF no currículo, óbvio. Ela não contesta os direitos de um 'tipo' de aluno ou de outro, mas o quanto a política pública da universidade ainda é fraca. São passados trabalhos que exigem um desprendimento financeiro muito alto dos alunos e a maioria não tem renda suficiente pra pagar. É realmente complicado...
            Um exemplo perfeito pra isso é o meu próprio curso (Odontologia), que lá pro 5º período o aluno tem que comprar na faixa de 3 mil reais, segundo alunos que estão entrando nesse período agora, de equipamentos pra usar na clínica. Fora o dinheiro que é gasto com os descartáveis.
           Pra mim e pra outros que apesar de não ter uma árvore de dinheiro em casa, se der um jeitinho dá pra comprar sem ficar no aperto, tá ótimo. Mas para pessoas que não tem condições mesmo, que vivem de salário mínimo, bolsa família ou seja la o que for? Fica difícil, ne... Nosso ensino superior - bem como todo o resto - precisa melhorar e MUITO para atender as necessidades do alunado, garantindo uma boa formação e a possibilidade de cada um buscar o seu sucesso, dentro e fora da universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário