segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Marta, Penta!


            O que falar da MELHOR JOGADORA DE FUTEBOL DO MUNDO pela QUINTA VEZ CONSECUTIVA? Se eu tivesse que me restringir a apenas uma palavra, diria FANTÁSTICA! A mulher é A mulher. Não é de hoje que Marta, nossa brasileira, nossa alagoana, vem se destacando no cenário mundial. Pra mim, ela não representa apenas alguém que leva o nome de Alagoas à frente, mas que levanta a bandeira do futebol feminino.
           Marta também leva consigo outras questões de cunho social como a possibilidade de uma pessoa que vem do interior, como ela - nascida em Dois Riachos-AL - se tornar alguém de sucesso profissional, por exemplo. Já chorei vendo Marta jogar, vendo nossa seleção feminina perder nos jogos olímpicos. Mas hoje chorei de emoção ao ver a vitória, pela 5ª vez consecutiva, vale repetir, da minha conterrânea. Da mulher guerreira, que luta para vencer e para quebrar tabus.
          
            E a nomeação de Marta como a melhor do mundo me levou a refletir sobre quanto o futebol feminino é deixado de lado no nosso país. Como o país do futebol não oferece uma base para que suas mulheres, meninas, possam jogar futebol com dignidade, com esperança de um futuro promissor? É um absurdo um país que conta com o maior título do futebol feminino individual investir tão pouco em nossas jogadoras. Eu jogo futebol, da mesma forma que Marta quando era mais nova, com os meninos. Além de não termos recursos, pra dificultar a situação ainda há muito preconceito da sociedade no geral e das próprias meninas em relação ao futebol. Sou jogadora de futebol com muito orgulho! E me garanto, heim? haha Pronto, desabafei!


PS: Já tive a oportunidade de falar com Marta duas vezes. Uma delas no Reveillon de 2008/09, que consta nas fotos. Outra na praia do Francês. Além de ser talentosíssima, a mulher ainda é simples e humilde. Os meus eternos parabéns a saga dessa alagoana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário