segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Saudosa infância!


               A vida das crianças tem mudado. Na minha infância a gente brincava de pega-pega, de rouba-bandeira, queimada, alerta cor, amarelinha...e por aí vai. Brincadeiras dinâmicas, que envolvem grandes grupos, divertidas! Hoje em dia vemos crianças grudadas em TV's jogando video games com jogos cada vez mais precoces pra suas idades, ou batendo papo no msn, colocando fotos no orkut, tornando a infância que era pra ser REAL, virtual! Expondo suas vidas nesse mundão perigoso que é a internet, sem se dar conta disso.

               A maioria dos pais nem se preocupa por acreditar que isso é realmente uma mudança do mundo inteiro, que é natural, e que é algo que deve ser acompanhada sem maiores medos. Acho que o lado bom da infância, o de não se preocupar com nada, de brincar no meio da rua, se sujar sem culpa tem se perdido com o tempo... eu, sinceramente, olho pras crianças de hoje e sinto pena por elas não estarem vivendo da mesma forma que eu vivi. Tenho a impressão de que eu era mais feliz do que elas são hoje e de que, mesmo com brincadeiras aparentemente fúteis, eu aprendia muito mais sobre a vida...

Aqui na rua da casa que to na praia, tem MUITA criança. Hoje a tarde, enquanto eu tentava dormir, 3 delas corriam pra um lado e pro outro, gritavam, brincavam de se esconder, e eu achei isso curioso. Tudo bem que primeiramente deu vontade de amarrá-las num poste com um esparadrapo na boca porque a gritaria tava me irritando. Mas depois me deixei levar pela nostalgia de ver todas as minhas brincadeiras da infância sendo revividas... Ainda existe infância feliz! Através de cantigas e brincadeiras das mais tradicionais essas crianças me mostraram que é possível viver o que se quer, não precisando perder a magia das coisas com a mudança do mundo em volta! Afinal, ser feliz é uma escolha!

Um comentário:

  1. Realmente a minha infância é bem diferente da de hoje. Porém a muito observo... Antes a rotina era a rua, o que quebrava isso era a tecnologia. Ex: Jogava vídeo game uma vez por semana na casa de um primo e brincava nas ruas todo dia. Hoje brincam com vídeo games todo dia e brincam na rua uma vez por semana. Filosofando um pouco mais, talvez o fator econômico tenha influenciado e também o fato de que as ruas nem sempre é um bom lugar para brincar, existe muita criminalidade, enfim... Hoje se aprende na teoria, antes na prática. Parabéns... Pela postagem! Afinal ser feliz e uma questão de escolha! O importante e que cada criança explore o necessário pra se tornar um adulto mais esperto e não alienado na sua geração.

    ResponderExcluir