segunda-feira, 4 de abril de 2011

Aprender a ensinar

              Começar uma nova tarefa é sempre algo desafiador. Encarar um novo horizonte sem saber o que virá a cada novo passo nos dá um certo medo, uma insegurança... Para que executemos essas novas tarefas com maestria é necessário colocar esse medo de lado e encontrar segurança nos objetivos. Sim, nos objetivos. Nada melhor para alcançar algum objetivo do que focar na satisfação que terá ao alcançá-lo. Afinal, se compararmos isso a coisas simples do dia-a-dia, veremos quão verdadeiro é. Estudamos esperando uma boa nota, damos um presente esperando que a outra pessoa goste, comemos esperando 'matar' a fome', e assim por diante.

            Comecei agora como monitora de Histologia. A princípio fiquei meio assustada pelo fato de ter que monitorar turmas de outros cursos - Biologia e Medicina - e, por isso, ter que prestar auxílio sobre assuntos que não foram vistos da mesma forma que foram vistos por mim e pela minha turma. Mas como coisas difíceis tem um gostinho melhor no final, resolvi me deixar levar pelo sabor da nova experiência. Óbvio que não fico à toa, nem passo informações que eu não tenha certeza. Me preparo antes das aulas, mas sempre fica alguma dúvida. Entretanto, humildade faz parte do conhecimento. É saber perguntar, é saber ouvir, é saber aprender pra poder ensinar.

Um comentário:

  1. Ola ,me identifiquei muito com as coisas que voce escreveu,pois vou começar a dar monitoria de biologia,entao me sinto ansiosa,com um pouco de medo.E ler isso aqui foi muito bom,creio que e só estudar e se preparar para obter um otimo desempenho.

    ResponderExcluir