Estava agora a pouco pensando sobre o que escreveria hoje, ouvindo a música 'Quase sem querer', de Legião Urbana. E no auge da minha dúvida passa a parte da música que diz "O infinito é realmente um dos deuses mais lindos!" e me ative a questão da definição do que é infinito.
O que seria/é de fato o infinito? É uma questão um tanto quanto filosófica demais pra uma terça-feira, mas não deixa de ter seu quê de curiosidade...
Segundo Aurélio Online, adj. Que não tem limites, fim: o espaço é infinito. / Que não teve princípio nem há de ter fim: Deus é infinito.
Como assim não teve princípio? (E o amor eterno, onde vai parar, por exemplo? Afinal, o amor um dia nasce, portanto tem um começo).
Acho 'infinito' uma das palavras de significados mais peculiares possíveis. O meu infinito pode não ser o seu infinito. Para mim, infinito é a maneira literal de se traduzir o desejo de que algo se eternize. Como se o finito fosse o ESTAR e o infinito fosse o PERMANECER. Mas, não duvidem, ainda há outra classe de infinito, e talvez seja a mais racional: o eterno enquanto dura. Simples, prático...um infinito finito, mas que não deixa de ser verdadeiro!
Gostei das suas elucubrações finitas que poderiam se infinitar na web... hehehe. As duas coisas infinitas que existem, a meu ver, são: Deus e o tempo! Todo o resto é efêmero. Mas, posso estar errado. Afinal, quem tem pensamentos infinitos nesse mundo? bju.
ResponderExcluir