quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Greve!

       Os professores da UFAL decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. Reinvidicam por melhores salários, melhor estrutura da universidade, entre outras causas. Eu deveria estar achando péssimo, porque vai atrasar o calendário acadêmico. Mas, de certa forma, eu tava precisando me organizar...porque, sinceramente, minha cabeça ainda não tinha voltado das férias! Além do que eu apoio a greve pelo fato de que o salário dos professores (não de todos, claro) é péssimo! A pessoa estudar, fazer mestrado, doutorado e tantas especializações, passar em um concurso federal pra ganhar menos de 2 mil reais? Parece brincadeira né? Entre outras deficiências estruturais da universidade, que parecem ser uma constante.

           Alguns estudantes de universidades particulares começaram a "tirar onda", falando que na faculdade deles não tem disso. Sabe o que eu acho? Que é orgulho ferido! Porque mais de 90% das pessoas que estão hoje em particulares aqui em Alagoas, tentaram entrar na UFAL (e nas estaduais, que também merecem prestígio) e não conseguiram. Pode ter a greve que for, mas eu não troco minha federal por nada no mundo! Eu só saio de lá formada, e super feliz com o 'efezão' de FEDERAL estampado em meu certificado. É isso aí. Aproveitar minhas 'férias', atualizar uns conteúdos, dar uma estudada pra voltar melhor ainda! O intervalo de uma greve, pra mim, é apenas uma mudança do local de estudo. Foco, sempre!


Obs.: Nada contra as universidades particulares. A formação de cada um depende, principalmente e incontestavelmente, de si mesmo. Você que escolhe se vai sair da faculdade como um ótimo profissional ou como mais um peso morto na sociedade...como quase tudo na vida: é questão de escolha!


terça-feira, 23 de agosto de 2011

Carinho por perto

           Apesar de achar que a solidão (leia-se morar só) tenha seu lado incrivelmente bom, estar do lado de quem a gente gosta é de fato algo maravilhoso. Se pararmos pra analisar, poderemos ver com facilidade que uma pessoa que nos faz bem, nos faz bem em qualquer lugar. E com essa energia boa que parece escapar dos olhos, das palavras, do sorriso e dos gestos de tal, tudo que é ruim vai se transformando. Se você está em uma festa ruim, mas bem acompanhado, a festa fica boa. Se você ta num momento triste, mas tem alguém pra lhe ouvir, fica mais fácil transpor os problemas. Da mesma forma que você pode estar no melhor lugar, na melhor festa, ter uma vida luxuosa...mas se não tiver com quem compartilhar, não vai adiantar de nada, tudo não vai passar de materialidade, de irrelevâncias. Declarar e exercer o amor é grandioso, e recebê-lo é INDISPENSÁVEL. Faça por merecer pessoas que te amem, e que estejam ao seu lado sempre! E, lógico, valorize! Fazer amizades é pra muitos, mas mantê-las pra sempre é para seletos!




Hoje mainha ta aqui. Quando ela abre a porta parece abrir comportas com uma vazão de amor absurda! Tê-la por perto me renova, me inspira, me protege. E não há nada no mundo que seja tão ruim, tão incômodo ou tão difícil de ultrapassar enquanto eu tiver ela por perto. Com você a vida é mais gostosa, mãe. Eu te amo.




domingo, 21 de agosto de 2011

Por definição

                  Apesar de não achar que esse meu espaço seja o lugar mais apropriado pra expor minha vida - visto que escolhi aqui expor apenas fatos que eu presencio, que eu penso, mas que se são relacionados a minha vida, são apenas indiretamente - desta vez o farei, por motivos de força maior. Uma força que vem de dentro de mim e grita alto para que eu saia dessa lacuna infernal sem escrever para voltar a ativa falando de algo realmente relevante.

               Engraçado como uma frase pode mudar tudo. Poucas palavras que soam da boca de alguém podem mudar o ponto de vista e muitas coisas mais quando invadem os ouvidos de outro alguém. Eu nunca tive 'frescura' com nada, sempre gostei de experimentar coisas novas. Comidas, esportes, músicas. Fazendo um resumo básico do meu lado ativo: sou escritora [pelo menos me considero], toco violão, jogo futebol, canto [não profissionalmente], danço forró até doer as pernas e tudo o mais que me seja convidativo, dirijo, ando de bicicleta, pesco, nado, corro na praia, subo serra, já fui escoteira, já fiz karatê, já fiz natação, já fiz aula de teatro, viajo só, moro só, curso Odontologia, mas dizem que sou psicóloga de nascença e que minha vocação é pra Direito. Vivo, sempre fiz muita coisa, mas nunca me percebi.
               Até que, numa conversa a toa com um amigo sobre uma menina que jogava futebol na praça à frente, eu comentei que eu também jogava, e pude ouvir uma frase simples, mas que modificou o meu ponto de vista em relação a mim mesma.

"Eu to procurando uma coisa que você não saiba fazer."

              Simples. Impactante. Eu nunca tinha parado pra pensar em quanta coisa boa habita em mim, quantas coisas eu já alcancei, em quanto eu sou. Essa frase dita com tanta sinceridade quanto a espontaneidade pode ter deixado transparecer me fez gostar mais de mim, me valorizar. O certo mesmo seria que nós não precisássemos ouvir de alguém pra poder enxergar o quanto somos bons. Valorize-se! Olhe pra si mesmo, 'gaste' seu tempo com você, explorando suas qualidades e melhorando-as. Descobrindo seus defeitos e esculpindo-os, transformando-os. Seja mais você pra que os outros também o sejam  ;)


Entretanto, como fui agraciada com 'um certo alguém' [já basta expor a minha vida, né? rsrs]que me abriu os olhos pra isso, eu agradeço. OBRIGADA.