sexta-feira, 27 de maio de 2011

Fora, Téo!

            Cansados de tanto descaso do governo Téo e Nonô, as pessoas saíram as ruas nesta sexta-feira, lutando por seus direitos e pedindo dignidade e respeito quanto ao tratamento dos cidadãos de Alagoas.

          
              Eu estive lá. Nunca havia participado de uma manisfestação tão calorosa por meus pais não haverem permitido até então, pelo medo de que eu fosse uma das vítimas da repressão violenta da polícia, que é frequente nesse tipo de protesto. Fiquei um pouco decepcionada por achar que haveria mais pessoas, e que os mais prejudicados com o péssimo governo do Téo estivessem presentes em maior número, que são os servidores públicos. Pelo que eu pude observar, 90% dos manifestantes eram estudantes. Mas isso tem 3 justificativas cabíveis:
             A primeira é o fato de que na tentativa de boicotar o protesto foi divulgado que ele não mais haveria, fazendo com que boa parte das pessoas que iriam não mais fossem. A segunda é que o protesto teve início às 8h na Praça dos Martírios e muita gente foi pra lá em horários subsequentes achando que o protesto ficaria por ali a manhã inteira - eu, inclusive - e ao chegar não tinha mais nada, porque o manifesto seguiu pelas ruas do centro da cidade. Alguns como eu, foram procurar o protesto pelas ruas. Mas a maioria chegava lá e ia embora. E a terceira justificativa é que os servidores públicos já aterrorizados pela falta de respeito e justiça com o que o governador os trata, retirando os míseros aumentos ou bloqueando o salário total quando há greve ou protesto, não tiveram coragem de se expor, de arriscar seus salários por algo que a gente não sabe se vai dar algum resultado ou não.
            Quanto a repressão, houve sim. O governo já veio 'armado' antes mesmo do protesto ter início. Policiais para trabalharem pela segurança do cidadão sempre estão em falta, mas para reprimir a população que luta por seus direitos, eles aparecem num piscar de olhos. Tinha cavalaria, PM, BOPE... Eu tenho é pena deles. Ganham miséria e são obrigados a defender esse governadorzinho. Falta união para que não haja punições individuais. Colocaram os cavalos pra cima do povo e soltaram umas bombas enquanto os estudantes se penduravam nas grades do palácio do governo, mas ninguém se feriu.


              Acredito que o protesto vai ganhar força, e eu estou disposta a ir a todos os próximos 'eventos' a que eu puder comparecer. Afinal, lutar pelos direitos é isso. Um dos grandes problemas das pessoas é que reclamam em conversas com amigos, reclamam no twitter, esculhambam o governo aos quatro ventos, mas na hora de fazer algo que seja realmente eficaz na luta contra a ditadura a qual somos submetidos aqui em Alagoas ficam apenas sentados em seus sofás, assistindo pela TV se deu certo ou não. AÇÃO, minha gente! As coisas só mudam quando a gente muda, e quanto mais pessoas apoiarem a causa ATIVA e EFETIVAMENTE é que os obetivos poderão ser alcançados.

O próximo protesto será na Praça dos Martírios, às 15 h, na próxima quarta-feira.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Hora de regressar.


             E depois de muito tempo sem postar, sem comentar sobre o que vejo, o que penso... hoje retorno. Espero estar retornando com a mesma freqüência do começo. Mas essa lacuna enorme que se abriu entre as postagens é apenas um reflexo silencioso do que tem me ocorrido. Tenho passado por dias difíceis. Muitos problemas, muito estresse, pouco tempo hábil. Mas não estou aqui pra me lamentar, nem pra alugar vocês com minhas crises.
              Saí pra pedalar. Depois de quase 3 meses parada, sem me exercitar, sem malhar, sem nada, eu me atrevi a dar umas pedaladas. Cada pessoa tem sua maneira de fugir de si mesmo, e essa é uma das maneiras mais eficazes para mim. Pedalar, caminhar, dirigir, ver o dia amanhecendo...sentir o vento batendo no rosto, parecendo levar consigo tudo que pesa, que faz mal.
                É bom ter um cano de escape. É necessário. Afinal, manter a cabeça em ordem ás vezes fica complicado, mas cabe apenas a nós mesmos a decisão de mantermo-nos nessa situação ou virarmos o jogo. Equilíbrio a todos! E que eu consiga honrar minhas próprias metas, amém!