segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Reclamar de quê?

          Tem gente que reclama até da brisa que passa na direção contrária. Pra essas pessoas reclamar vira praticamente uma arte, um exercício diário de insatisfações. Mal sabem estes, na maioria das vezes, que suas vidas são inestimavelmente melhores que de tantas outras... Engrandecer problemas é um defeito que reflete quase que totalmente apenas a quem o faz. Às vezes nossos problemas não passam de meras criações nossas, de supervalorização de de bobagens. Acreditar que 'a chuva não cai apenas sobre si mesmo' é o primeiro passo pra minimizar os problemas; e perceber que o nosso GRANDE problema não chega nem ao rastro do menor dos problemas de alguém é uma boa maneira de viver mais contente, de prestar mais atenção no outro e parar de criar um bicho a cada passo.


                Minha turma, coordenada pelo prof. de Saúde e Sociedade, fez uma visita a uma favela aqui de Maceió. E a situação que vimos é realmente lastimável.      
              As casas são construídas bastante próximas a um esgoto, e beiram a lagoa. Quando a lagoa enche, vira aquela sopa de entulhos, dejetos, ratos...poluição e insalubridade total! Adultos, crianças, idosos...todos ficam expostos a essa situação. Pra piorar, os moradores não recebem assistência de saúde nenhuma, não são incluídos em projetos sociais, não recebem os serviços de coleta de lixo, falta água, falta luz, falta tudo! Eles são, segundo a definição deles próprios, rejeitados, e nem por isso deixaram de receber a gente com atenção, humildade e respeito! Agora pense comigo...você realmente tem muito do que reclamar?

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Engolindo seco

           A vida de universitário não é nada fácil. Principalmente se você depende de transporte coletivo e tem aulas em horário integral. A falta de tempo e a necessidade universitária de se economizar dinheiro já diante de tantos gastos leva-nos a recorrer a opções não muito saudáveis de alimentação. Se não se tem tempo de voltar pra casa e almoçar da maneira devida, procuramos saciar nossa fome com o que tiver de mais fácil acesso, como sanduíches, pastéis, coxinhas, refrigerantes...

          Agora imagine você após esse almoço 'sensacional' ter que encarar mais de 4 horas de aula praticamente sem intervalo? É certeza de se sentir fome no meio da aula e ainda não dar conta de tanta informação vinda de fora com uma 'informação' tão diminuta que está dentro! Aproveito o ensejo pra declarar minha insatisfação com o RU (Restaurante Universitário) da UFAL, que apesar de ser muito bem organizado e ter uma comida mega cheirosa [não tenho cartão de lá, não posso comer, portanto fico só no cheiro mesmo], não oferece vagas que comportem a quantidade de alunos. Além de ser injusto porque só alguns alunos tem acesso quando todos deveriam ter o mesmo direito é mais uma dificuldade para os estudantes que além de ter que arcar com tantas outras despesas dentro da universidade PÚBLICA, ainda tem que tirar dinheiro do seu próprio bolso [e não é pouco] pra conseguir se manter em pé e entender uma vírgula que seja da aula... Brasil bom. Às vezes.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Razão da alegria

        Quando chega o carnaval, as pessoas se permitem mais em vastos sentidos. E o clássico, e não raro de se ver, são homens caracterizados de mulher. Gostaria de entender o real motivo dessa 'manifestação visual' dos homens no carnaval. Seguem algumas opções de resposta pra essa pergunta que não quer calar:

Se vestem de tal modo
1- como forma de homenagem a nós mulheres (sonha, pooobre!);
2- pra chamar atenção;
3- pra usar e abusar do seu lado afeminado sem sofrer maiores preconceitos, julgamentos, etc.
4- pra ser maria-vai-com-as-outras.. / não ser excluído socio-carnavalescamente
5- [...]

           Se bem que o carnaval é uma festa movida pela emoção, e a razão quase sempre é deixada de lado [depois vem as consequencias, as ressacas hahaha]. Por ser assim, o carnaval é uma época que permite isso e muitas outras coisas; é época de reunir amigos, se divertir sem maiores preocupações; é época onde a única razão que se é cobrada é o próprio carnaval, que é razão de ser feliz!
          No mais, espero que essas tradições divertidas não se acabem, porque independente do porquê de existirem, sempre se tornam um motivo de alegria pra quem participa ativa ou passivamente da brincadeira. Conservar a alegria é que é fundamental e supera qualquer razão! 

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Exercitando o prazer

       Exercitar-se é fundamental. Sentir o corpo vivo, em pleno funcionamento, é algo muito prazeroso! Há quem - e não são poucos quem's - prefira se afastar de qualquer coisa que insite movimento, ação, o que pra mim é incompreensível.



        Sou amante de esportes desde pequena, daquelas que participavam de tudo na escola. Já fiz futsal, handbol, karatê, natação, dança...e outras coisas mais. E agora, 'maiorzinha', me apeguei à academia de uma maneira quase que inexplicável. Entrei em maio do ano passado, e a cada dia fico mais 'viciada'. Gosto tanto porque deixa meu corpo melhor, quanto porque faz eu me sentir mais disposta.
      Mas agora me vejo com uma rotina muito atarefada, com dias muito cheios, sem tempo de fazer academia. To triste por isso...e confesso que não me sinto com tanta vitalidade quanto eu me sentia quando estava me exercitanto diariamente. Mas vou dar meu jeito. Viver nessa preguiça é que não dá! Exercitem-se, garanto que vale a pena! Faz bem pro corpo, faz bem pra mente.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

24 horas

          Um diazinho livre no meio da semana emerge como um tesouro perdido, agora achado. O cansaço e a bagunça que vem se acumulando arrumam espaço pra descansar e se organizar. E a minha mania de ver o lado bom das coisas esfrega na minha cara que é bom ter uma semana atarefada, porque é uma das formas de se valorizar o tempo livre.

          Não tenho aula dia de quinta-feira. Acordei cedo e fiz uma lista de tarefas, que não consegui cumprir completamente, por sinal. Mas deu pra adiantar uns 'servicinhos domésticos'. Morar só não é nada fácil em se tratando de organização pessoal e do lar em si. Você se vê num lugar desregrado, onde na verdade as regras só existirão se você impor pra si mesmo. Por cansar de me ver atolada na bagunça, não intencionalmente, mas por falta de tempo e de alguém me colocando limites, tive que impor as minhas 'Regras de Convivência de Mim Comigo Mesma'. Eu já as tinha imposto semestre passado, e deram super certo. E elas estão de volta pra segurar as rédeas da minha rotina que parece ter vida própria, mas que agora vai 'comer quetinha'... Seguem as três primeira regrinhas básicas, pra quem quiser seguir também:

ESTÁ TERMINANTEMENTE PROIBIDO:

1-  Tomar banho se houver roupas pelo chão; (prometo colocar as roupas no lugar certo hahaha)
2- Preparar comida/comer se houver louça suja na pia;
3- Assistir TV sem ativar o sleep e desligar a luz da sala.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Expressões

         Até quando se dedicar a alguém é saudável? Gastar um pouco de nosso tempo na tentativa de fazer essa pessoa mais feliz é algo encantador. Bom pra quem o faz, melhor ainda pra quem é feito feliz. Mas será que essa dedicação é sempre uma experiência boa pra ambas as partes?

          Bem, eu sou defensora assumida da reciprocidade. Inclusive, já comentei um pouco sobre isso em algum post anterior. Acho que qualquer ação realizada em busca de um sentimento bom é bem vinda, mas como tudo na vida, tem limites. Provocar alegria em alguém é uma coisa fantástica e que poucos são capazes de fazer com sinceridade, sem querer nada em troca. E pelo ato de provocar alegria sem maiores interesses ser tão bonito é que a pessoa que o faz não merece como resposta a indiferença.
         Seja tão bom quanto o outro permita que você seja. Seja o reflexo da ação dos outros com você, sendo o que cada um merece que você seja, claro. E isso não é ser duas caras, é ser uma cara só, mas com a expressão modificada de acordo com o 'espelho'. Oferecer atenção e não ter isso também é desgastante! Seja mais você pra que os outros também o sejam. Analise bem as pessoas que estão ao seu redor e se doe, sempre, mas apenas pra quem realmente merece.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Dezenove completos, hoje.

          Completar mais um ano de vida é um motivo de felicidade. Pra mim, não é só mais uma comemoração, só mais um dia pra ganhar presentes...mas é um dia de reflexão. O que eu fiz da minha vida até agora, ao completar 19 anos? Qual é o saldo?
         Esse aniversário foi especialmente diferente de todos os anteriores. Passei-o longe da minha família, pela primeira vez. Passei-o já universitária, com direito a assoprar velinha - leia-se caneta - enfiada em um crânio (perdão, cadáver), pela primeira vez. Por esses e tantos outros motivos esse aniversário foi meio que inédito.

         Além disso, desta vez usei meu aniversário para medir o nível de falsidade, falta de consideração, ou o contrário disso tudo: o nível de carinho, de amor das pessoas comigo. É bom demais receber ligações, mensagens e abraços sinceros. É bom ver uma amiga te entregando um vídeo que passou dias produzindo, uma carta...é bom ver pessoas que moram a km de distância se esforçando pra tornar o seu dia mais especial. Mas, ao mesmo tempo, é triste você receber um simples e seco 'Parabéns!Tudo de bom, beijo.' pelo orkut, ou nem ser parabenizada por quem você nunca deixou de ligar, presentear, se empenhar de fato. Aquela história de ser tratada como opção por alguém que você trata como prioridade. Mas é assim mesmo...o aniversário serve pra re-selecionar amigos.
        Aos meus 19 anos, sinto-me realizada. Tudo que planejei até agora está se cumpindo. Estou vendo a minha vida dos sonhos, dos planos, acontecer diante dos meus olhos, e isso é maravilhoso! Que Deus conserve em mim a vontade de alcançar os meus objetivos e que me dê saúde e força suficientes pra isso. Que eu faça a diferença a cada dia da minha vida, amém!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Tudo errado!

         Tentativa de furto, pisões, cadernadas nas costas, empurrões e outras coisas mais. Foi assim que comecei meu dia. Depender do precário suporte - se é que ele existe - de transporte coletivo é realmente estressante. Imagine você acordar cedo pra ir à faculdade e já começar o dia assim?
          E o pior não foi nem isso. Foi estar fazendo calo na mão devido a dorça com a qual eu segurava a barra do ônibus pra não cair e ver passar à frente o carro do governador (não, eu não adivinhei que era o carro dele, vi a belíssima placa com o nome em letras douradas). Importado, fumê, vidros devidamente fechados para uso do ar condicionado... e não sei nem se estava lá dentro, mas a vontade que deu foi de descer do ônibus e ir lá reclamar dessa precariedade direto com a autoridade.
          Esse é um dos vários deveres mal cumpridos do nosso governo - municipal, estadual e federal. Viver sujeito à falta de segurança, transporte, educação, saúde de qualidade é o preço que todos nós pagamos pela escolha errada de uns e outros. É esperar mais 4 anos ( e mais 4, e mais 4...) pra ver se o povo aprenderá de uma vez por todas a valorizar seus direitos ao invés de valorizar um punhado de dinheiro, ou de comprimidos, ou de falsas promessas...

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Fantasiar

              Vestir-se de algum personagem, interpretá-lo, nos dá a possibilidade - e porque não oportunidade? - de sairmos um pouco de nosso próprio eu, de nossos problemas, te tudo que nos compõe. Não que isso nos transforme em outra pessoa como num passe de mágica. Afinal, mudar de fato requer muito mais de quem o faz. Mudança requer um 'estudo' prévio sobre o que se quer mudar, decisão sobre isso e então atitude. Mudar é pra poucos, mas a mudança de poucos faz a diferença pra muitos.


Aeromoça, Pocahontas, Alice, Lara Croft, Enfermeira
           Minha festa de aniversário foi uma maravilha. Todo mundo foi devidamente fantasiado, cada fantasia mais linda que a outra. Vi personagens de filmes, desenhos e afins se materializando em minha frente. Foi divertido, lúdico, fantástico! E nem tão pouco melhor foi me ver também fantasiada, de Lara Croft - personagem do filme Tomb Raider -, que era algo que eu sonhava há tempos. E comigo a mudança rolou. Não sei se por querer encarnar mesmo a personagem ou pelo meu estado de espírito no dia da festa, mas me senti mais forte, mais decidida, com poder de ação maior, e isso me fez bem!


Marinheiro e Fred Flintstone

             Mas não é necessário por uma fantasia pra que você mude. A mudança tá dentro de cada um e cabe a você decidir a hora de fazê-la. Aja!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Responsa

                 Assumir responsabilidades é uma forma de crescer e conhecer um pouco mais sobre si mesmo, a própria maneira de lidar com as coisas do mundo, conhecer as próprias atitudes. Enquanto ficamos dependendo de coisas/pessoas/fatos não conhecemos a dimensão real do que se passa. Não é das tarefas mais fáceis encarar uma responsabilidade e estar disposto a cumprí-la por completo, mas se torna gratificante quando tudo dá certo.


           Sábado [ o post tá com a data de tal, entretanto estou escrevendo-o hoje, 21, por motivo justamente de falta de tempo no próprio sábado ] foi meu aniversário e eu tive que assumir algumas responsabilidades, de última hora. Uma correria pra arrumar tudo, deixar as coisas como planejadas. Como meu pai tava terminando umas reformas lá no recanto ( Recanto Flor&Perfume, entitulado por painho, fica atrás da minha casa ) eu fui a única habilitada que sobrou pra ir comprar o que tava faltando e buscar as encomendas de doces, salgados, bolo e tal. Além disso, eu ainda tinha que fazer uma mudança externa e interna pra 'encarnar' Lara Croft. E podem ter certeza que isso também requer atenção, porque você tem que ser fiel ao personagem. Sim, minha festa foi à fantasia, e é sobre isso que comento no próximo post.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Bruscamente

            Mudanças burscas sempre nos afetam. Mudanças de temperatura, de planos, de amizades. Hoje, particularmente,  me deparei com a mudança de tempo. Quando fui à faculdade, com mala e dentro de um ônibus lotado, O SOL REINOU, foi aquele calor brabo. Quando saí de lá, a pé, deu uma chuvarada forte e momentânea. 'Qualé que é' São Pedro, tá me tirando?



            E assim é muita coisa que acontece com a gente no decorrer na vida. O que é estável pode se instabilizar de uma hora pra outra. O que é bonito pode ficar feio, o que era feliz, triste, e por aí vai. Mas o contrário também pode - e deve - ocorrer, agindo a favor. O ideal é estar preparado pra todas as possibilidades, e 'se armar' para as piores guerras. Assim, de pequenas à grandes batalhas, as chances são maiores de sairmos vitoriosos.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Bem estar

           Pra que a gente esteja plenamente bem é necessária a junção de muitos fatores. Estar de bem com a vida, com os outros e consigo mesmo; estar de bem com o próprio corpo, com os próprios pensamentos. Às vezes não é tão fácil o quanto parece ser. Mas não há nada que venha fortemente do lado oposto a isso quanto o cansaço mental. Este vai arrastando indisposição pro resto do corpo e deixando-nos fisicamente fracos.
          Não é nada que se espante, já que o cérebro - a mente, enfim - comanda o corpo. Cuidar de nossa mente é cuidar do resto do corpo. Mantê-la em paz, sem maiores preocupações é questão primordial de saúde. Cuidar da mente é também cuidar do corpo, cuidar do corpo é também cuidar da alma, cuidar de si mesmo é, fundamentalmente, viver e estar bem.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

"Nenhum obstáculo é intransponível quando a vontade é insaciável. E isso só se torna possível através da força e do poder de Deus. Chamem-me de hipócrita, careta...pouco me importa. A certeza de ser guiada por algo/alguém maior me faz sedenta de vitórias; perseverante e confiante o bastante para buscá-las. Nada substitui o amor de Deus. Só ele é pleno e capaz de preencher os nossos vazios. Por isso, vivo da fé que me faz otimista, forte e incorruptível." Por mim, em 15.06.2009
 
 
              Acreditar em um ser superior pra mim é fundamental. É a melhor explicação para o inexplicável, o melhor refúgio quando estamos com algum problema e o melhor destino pra quando se quer agradecer por algo. Não trata-se de religião, mas de religiosidade. Não tenho preconceito com nenhuma religião e, inclusive, não sou 'adepta' a nenhuma no momento. Minha religião é Deus.

            Peço desculpas por não ter postado ontem, mas além de não ter sido um de meus melhores dias, a internet não tava funcionando quando eu fui postar. Coloquei esse post na data de 16.02 e mais tarde pretendo postar o de hoje, de fato. Sem mais...

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Canibalismo educacional

               Uma boa educação é fundamental. Não apenas aquela que aprendemos geralmente em casa, como ter modos, saber se portar nos diversos lugares; também não apenas a que aprendemos na escola, as famosas palavrinhas mágicas, a saber desculpar o coleguinha. rsrs Mas hoje vou me referir a educação que nós mesmo temos que buscar, ao conhecimento.

              Na minha andança, agora rotineira, de ônibus pela cidade reparei que 98%, se não mais, dos outdoors daqui de Maceió estão relacionados à escolas, pós-graduação, cursos e afins. Principalmente agora no começo do ano, quando são revelados os 'feras', é que as ecolas e os cursinhos pré-vestibulares investem pesado em divulgação. Enfim, cada dia mais percebe-se o quanto é cobrado de nós uma formação, um bom desempenho. Somos cobrados não mais pra sermos mais um aprovado, ou mais um trabalhador; somos cobrados a sermos os melhores! E só dessa forma é que poderemos conseguir algum espaço, algum reconhecimento.


Apesar de parece um pouco canibalesco demais, essa cobrança toda leva a uma seleção mais rigorosa de quem se destacará. Acho isso interessante, porque gera concorrência. E a concorrência leva cada um a dar o melhor de si pra conseguir 'superar', digamos assim, os outros. É claro que esse lance de disputa deve ser levado com seriedade, pra que não haja problemas. E isso sim é que é difícil de acontecer... Vemos o tempo inteiro pessoas querendo ser melhores do que as outras de forma errada, querendo 'pisar' em cima de todo mundo, como comumente falamos. Isso é indigno e depreciável. Seja bom naquilo que faz, mas não queira passar por cima de ninguém. Afinal, usar desses maus artifícios é como construir uma casa com material de baixa qualidade. Você pode até conseguir erguê-la, mas mais cedo ou mais tarde ela cairá! Fica mais uma dica. Abraço.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Atrasados abraços

              Olhar o lado bom das coisas é uma arte. Quando estamos diante da saudade fica difícil ver o lado bom disso, mas quando é chegado o reencontro esse lado bom surge de maneira singular! A saudade é uma das maneiras mais reais de se 'comprovar', ainda que não se precise disso, do quanto a outra pessoa te faz falta, é importante pra você. E não deixa de provar, da mesma forma, o quanto outras podem entrar ou sair da sua vida, que vai dar no mesmo! De certa forma, isso serve como um meio de 'seleção natural' do nosso círculo de relacionamentos.
            Eu adoro reencontros. Encaro como uma recompensa pela tristeza da partida ou pelo tempo que se passa distante. Conversar sobre tudo que ocorreu desde a despedida até o reencontro, procurar saber das felicidades, das tristezas...abraçar fortemente, dizer que sentiu a falta. Enfim, compartilhar!

             Hoje foi dia de volta às aulas. Choveu, da mesma forma que choveu no primeiro dia de aula do 1º período. Já to começando a acreditar que é Deus derramando sob forma de chuva o seu desejo de boa sorte, de aprendizado máximo e de boas experiências. Ainda que não seja isso, eu não preciso de chuva pra acreditar. Por conta da chuva cheguei atrasada, o que também não foi de todo ruim. Porque como cheguei no meio da aula não pude sair abraçando todo mundo. Então quando a aula terminou meus amigos vieram todos falar comigo ao mesmo tempo e eu recebi uma sequência de abraços memorável! Adoro receber carinho, adoro estar com pessoas que eu gosto de verdade. Que Deus abençoe este período, amém!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Adaptando

             Tem quem goste e tem quem odeie. Gostando ou não, mudar de cidade geralmente é uma tarefa complicada. Além de toda a 'revolução' que é o transporte de móveis, utensílios, roupas...enfim, de toda a vida material da pessoa para o novo lar, ainda há a questão da adaptação a um novo ambiente, a uma nova cidade, à novas pessoas e, geralmente, a uma nova rotina.
          Para que haja uma boa adaptação é necessário paciência, deixar o orgulho de lado e ver que ainda que você sinta-se autosuficiente, uma ajudinha alheia faz toda a diferença!

E isso não vale apenas pra mudança de casa/cidade. Vale pra vida! Tudo muda o tempo todo, e às vezes as mudanças trazem consigo problemas que precisamos enfrentar. Pedir ajuda, quando realmente necessária, não significa ser fraco ou incapaz. Significa que você é digno e humano o suficiente pra enxergar no outro alguém que pode te ajudar, que pode suprir alguma qualidade que lhe falte no momento. Portanto, não se privem dessa 'saída'! E vale ressaltar que atitude mais bonita ainda é oferecer ajuda! Quem planta ajuda, colhe gratidão e a semente que fica é a possibilidade de receber ajuda de quem foi outrora ajudado. Fica a dica!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

E haja história!

                   Dizem que quanto mais idade, menos memória. Se você acredita nisso, garanto que mudará de idéia imediatamente ao viajar com o meu avô (Vô Zeca), e nem precisa ser uma viagem longa!  
               Vim a Maceió com ele, minha mãe e minha tia. E não houve um minuto sequer que ele se calasse por falta de alguma boa história pra contar. A riqueza de detalhes é impressionante! Ele além de contar o caso, ainda diz o ano em que aconteceu, sem nem se esforçar pra lembrar. Como faz?

            Admiro meu avô não só por sua capacidade de armazenar tanta informação, mas pela alegria que ele tem de contar suas histórias de vida, suas experiências... pela vontade e prazer de dividir com os outros uma história que é dele. Todo o respeito da 'doutora que vai tratar do dente carioca' a você, meu veinho! Mentes jovens podem ter mil qualidades, mas com certeza não superam o brilhantismo de uma experiência tão bem 'conservada' numa mente vivida.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Não tem jeito!

               É, realmente não tem jeito. Não sei se é mania de brasileiro, ou dos seres humanos no geral, mas admito que é uma mania minha: deixar as coisas pra última hora! Temos todo o tempo do mundo, e porque deixamos tudo pra o último minuto, pra ser feito às pressas?
           A certeza - que na verdade é incerta - que ainda temos muito tempo pra realizarmos alguma tarefa é que vai nos acomodando, fazendo a gente deixar sempre pra amanhã...e quando reparamos, praticamente já não temos tempo pra executá-la! Precisamos domesticar nosso raciocínio pra não sermos enganados pela preguiça e falta de organização. E eu confesso que deixo essa tarefa pra vocês, porque eu não dou conta! rsrs

                   
             Cá estou, com 6 horas (de agora, quase meia-noite, até às 6 da manhã) pra recolocar a minha vida em uma mala e algumas sacolas e transportá-la pra maceió. E pra piorar a situação, tem coisas que eu tenho que levar, obrigatoriamente (meu pen drive e meu estojo, por exemplo), mas não faço nem idéia de onde estejam. A madrugada vai ser curta pra tanto a fazer! Portanto, vou-me... próximo post já da minha re-nova vida.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

I have to go now

               Despedidas geralmente são tristes, não adianta. Antes mesmo de partir já sentimos saudades do que deixaremos 'pra trás'. E se não forem tristes, pode ter certeza que vai deixar de ser uma despedida pra ser apenas uma partida. Desapegar de todo o convívio, das pessoas, das coisas é uma tarefa que não é nada fácil!  Despedimo-nos do ontem hoje, pra viver o amanhã... E quando tem-se que sair de um conjunto pra 'virar' uma unidade, é mais difícil ainda.


Essa semana, particularmente, tá sendo uma semana de despedidas pra mim. Última semana de férias e o coração vai ficando cada dia mais apertadinho. É chegada a hora de partir e retormar as 'atividades em construção do meu futuro'. Deixar minhas pessoas, meus lugares, meus momentos, minhas lembranças aqui em Arapiraca, mais uma vez, tá sendo doloroso... Mas prefiro olhar o lado bom, na espera já ansiosa de 'voltar pro meu aconchego, trazendo na mala bastante saudade, querendo um sorriso sincero, um abraço para aliviar meu cansaço'. E que valha a pena!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Exemplar

       Bom antendimento deveria ser um dos requisitos para o exercício da profissão em qualquer que seja a área. Mas se tem uma área que exige uma atenção especial do profissional com a pessoa que está sendo atendida é a área da saúde. O paciente, que provavelmente ao ir se consultar ou fazer algum exame já deve estar com algum problema, o que mais quer é alguém que cuide dele com atenção, respeito e competência.

      Acho importante que os médicos, enfermeiros, DENTISTAS *-*, auxiliares e toda essa galera que trabalha com a saúde se preocupe em passar uma boa 'energia', vamos dizer assim, aos pacientes. O conhecimento de um profissional e outro pode ser o mesmo, mas com certeza a maneira que cada um atende é que faz a diferença, tornando um mais admirado, solicitado, respeitado... que o outro. 

 ×----------×----------×

        Hoje fui me consultar com Dr. Filipe Amorim, angiologista, e me encantei com a maneira dele de atender. Simpático, educado, além de prestar atenção no que eu relatava (não apenas fingindo que presta atenção, como a maioria). E no final das contas, quando soube que eu curso odontologia, ainda me presenteou com algumas dicas e palavras de incentivo, por já conhecer esse caminho que estou percorrendo. Resumindo, adorei! Indico!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Infinito?

            Estava agora a pouco pensando sobre o que escreveria hoje, ouvindo a música 'Quase sem querer', de Legião Urbana. E no auge da minha dúvida passa a parte da música que diz "O infinito é realmente um dos deuses mais lindos!" e me ative a questão da definição do que é infinito.

 
     O que seria/é de fato o infinito? É uma questão um tanto quanto filosófica demais pra uma terça-feira, mas não deixa de ter seu quê de curiosidade...


Segundo Aurélio Online, adj. Que não tem limites, fim: o espaço é infinito. / Que não teve princípio nem há de ter fim: Deus é infinito.

Como assim não teve princípio? (E o amor eterno, onde vai parar, por exemplo? Afinal, o amor um dia nasce, portanto tem um começo).

           Acho 'infinito' uma das palavras de significados mais peculiares possíveis. O meu infinito pode não ser o seu infinito. Para mim, infinito é a maneira literal de se traduzir o desejo de que algo se eternize. Como se o finito fosse o ESTAR e o infinito fosse o PERMANECER. Mas, não duvidem, ainda há outra classe de infinito, e talvez seja a mais racional: o eterno enquanto dura. Simples, prático...um infinito finito, mas que não deixa de ser verdadeiro!


segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Aceita esta dança?

               A dança é uma das formas de expressão do corpo. Encaro a dança como a liberação das energias da alma. Dependendo da música que se dança, você praticamente fala utilizando os movimentos do corpo. Dançar é sentir o corpo vivo se desfazendo em uns gestos e se reestruturando em outros tantos. 
              A dança também pode ser um atalho para a conquista (principalmente as que se dançam a dois, óbvio). Portanto, invistam em seus 'dons dançantes', eles podem lhe ser valiosos! Atributos a mais são sempre bem vindos, né?

Eu, particularmente, adoro dançar. Forró, axé, valsa, eletrônica, samba... o que tocar eu arrisco uns passinhos. Gosto da forma com que as letras das músicas podem ser traduzidas às coreografias, e ultimamente tenho assistido muitos vídeos de músicas coreografadas por diversas companhias de dança e com também diversos estilos musicais.

E deixo aqui a minha dica: dance, mecha-se! Mesmo que não se ache tão bom assim, não tenha vergonha! Porque uma das coisas boas da dança é a ausência de regras. Dance da maneira que te agrada, que seu corpo permite. Faz bem pro corpo, faz bem pra alma!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Pegou ar!

               Lutar por seus direitos é dever/direito de todo cidadão. Claro que lutar não deve ser levado ao pé da letra, pra que não haja a perda total desse direito. Não cheguei a lutar, literalmente, mas troquei curtas e limitadamente grossas palavras com o nosso queridíssimo prefeito, Luciano Barbosa (@Luciano_Barbosa), via twitter.
               Não sou de olhar apenas o lado negativo de nossos governantes. Eu sei reconhecer o que merece ser de fato reconhecido. Já o elogiei inúmeras vezes, tanto pelo twitter, como através de email. Já o saudei com palmas, pessoalmente. Mas hoje, particularmente, eu questionei-o sobre a sua competência quanto a abrangência do planejamento urbano. Não foi a primeira vez que abordei o tema com ele pelo twitter, mas foi a primeira vez que o vi se estressando. Não que eu tenha gostado de vê-lo sair do seu estado de 'serenidade'... mas gostei de ver que a minha verdade atingiu a aparente calmaria dele.
              Enfim, o prefeito de palavras cautelosas e tranquilas se tornou por alguns tweets um prefeito de palavras que me soaram inquietas, irritadas e que não foram suficientes às minhas perguntas.

Mas, não esquenta prefeito, eu continuo admirando seu trabalho. Não 100%, mas como já disse a você, estou esperando pelos resultados. E a minha 'voz' continuará, não duvide, 'cada vez mais forte'.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Agradecer!

              A gratidão é um dos sentimentos mais bonitos que uma pessoa pode demonstrar. Agradecer a Deus, agradecer às pessoas. Qualquer forma de agradecimento sincero é bem vinda! A gratidão é a forma mais doce de reconhecer a atitude de alguém.
              Quando fazemos algo pra alguém não o fazemos esparando algo em troca, mas se esta 'troca' vier em forma de um simples agradecimento, já vai fazer toda a diferença! Afinal, é muito chato você dar o melhor de si em uma atitude a favor de alguém e no final das contas não receber nem um obrigado. Eu sou do tipo que agradece por cada gesto, cada palavra, cada olhar. Eu tenho necessidade de sentir que a pessoa sabe o quanto eu valorizo suas atitudes comigo. E acho que é assim que tem que ser! Gratidão, reciprocidade e respeito acima de tudo!

--------------------

            Acabo de voltar da festa de comemoração da aprovação de minha amiga Larissa em Medicina na UFAL. Foi uma festa linda! E mais lindo ainda foram as palavras dela em agradecimento a Deus e a todos que a acompanharam durante esta luta. Acho digno!


            E vou aproveitar o embalo e agradecer a minha maravilhosa amiga Rafa (a da foto) pela sua amizade. Hoje é aniversário dela, mas - ainda que pareça propaganda de loja - quem ganha o presente sou eu por poder ter compartilhado de mais um ano ao lado dessa grande pessoa. Eu te amo, minha amiga. Obrigada pela diferença que você faz na minha vida.

PS: hoje porque durante o post invadi a madrugada. Já é dia 6 de fevereiro.


sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O caso da lixeira rosa

Intimidade é algo realmente interessante. Hoje, acreditem, ganhei uma lixeira (uma papeleira rosa, pra ser mais específica) de presente. Mas não achem que to desgostando, até porque fui eu mesma quem escolhi! O seguinte é que se fosse apenas um colega nunca teria coragem de me dar uma lixeira de presente na vida! Mas quem me deu foi uma grande amiga, a que mais tem intimidade comigo. Não dei dinheiro, acabei dando liberdade...rsrs

                               
A intimidade se conquista com o tempo, com a convivência e se torna um diferencial entre amizades. Entretanto, deve ser 'usufruída' dentro de seus limites. Às vezes as pessoas ACHAM que tem intimidade conosco e acabam se tornando desgradáveis... Conhecer mais do próprio relacionamento de amizade faz com que a gente perceba até onde podemos ir, o que podemos/devemos falar, entre muitas outras coisas.

Enfim, prestar atenção no outro e na relação que se tem com ele é fundamental, além de poder nos livrar de situações desagradáveis ou ainda que levem ao início de desentendimentos! "Prestenção, fi!" 

Obs: a imagem é meramente ilustrativa. Minha papeleira é bem diferente dessa, e bem mais bonita.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Nostalgia

"Nostalgia é um sentimento que surge a partir da sensação de não poder mais reviver certos momentos da vida. O interessante sobre a nostalgia é que ela aumenta ao entrar em contato com sua causa e não diminui como o sentimento da saudade."


           Meu sobrenome é nostalgia, pode apostar! Sou fã de ficar revirando o passado e lembrando tudo de bom que foi vivido. Fotos, cartas, postagens antigas em websites, agendas, cadernos...tudo! Hoje reencontrei amigas que estudaram comigo entre 1ª e 6ª série do ensino fundamental, e as lembranças daquele tempo vieram com força total! Cada uma que lembrava uma resenha melhor do que a outra, foi uma viagem...
          Acho que valorizar o passado, nostalgicamente de preferência, é a forma mais brilhante de se perceber que o passado foi um presente muito bem aproveitado. E que as lembranças do passado se tornaram um presente, literalmente! Tenho orgulho de tudo que já vivi e acho que é tudo base pra que o futuro seja tão feliz quanto o passado foi, e o presente é.

Obs: A foto é do tempo ao qual me referi - ensino fundamental - no meu aniversário de 8 anos, na ENSA (Escola Nossa Senhora Aparecida).

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Séries e seriados

            Acompanhar séries e/ou seriados é praticamente - se é que não é de fato - uma paixão mundial. Como uma novela evoluída, mais demorada, as séries de diversos temas vão conquistando os telespectadores. Não consigo acompanhá-las episódio a episódio mas, ainda assim, gosto de assistí-los separadamente. Afinal, uma das coisas que mais gosto das séries - pelo menos as que eu asissto - é o fato de cada episódio ter sua própria história, sua própria razão. Claro que vez ou outra acontece algo que se refere a um episódio anterior... mas como eu provavelmente não o terei assistido [dúvidas sobre esta concordância], pra mim tanto faz!

Admiro quem acompanha séries/seriados religiosamente, espera ansiosamente pela próxima temporada. Não deixa de ser um compromisso a ser cumprido, algo de nós para nós mesmos.

            Nossa vida pode ser comparada a um seriado. Vivemos de temporadas, dia após dia. Há coisas que acontecem hoje que dependem da temporada ou do episódio, outras não. E quando a gente menos espera, estamos vivendo a temporada final (soou meio macabro)! Curtam os episódios de suas vidas e lembrem-se de que cada episódio pode ter sua própria razão, e deem uma razão a cada dia de suas vidas!

Agora vou assistir mais um episódio de 'Sex and The City', que amo! Confesso que me acho meio Carrie...

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Azul piscina

             Apesar do descaso quanto à limpeza não muito difícil de ser encontrado, da frequente falta de estrutura, entre tantos outros problemas, eu amo as praias alagoanas. Toda a beleza natural supera a artificialidade com que os governantes tratam de nosso paraíso. 

              Talvez o encontro das águas do Rio São Francisco com o mar seja o principal responsável pela cor maravilhosa de nossas águas. Talvez seja o clima, a areia...não sei! Resumo-me a saber que Alagoas tem as praias mais lindas que já pude ver na vida! Não sou grande viajante, ainda - se Deus quiser serei - mas das praias que vi ao vivo ou na tv, garanto que poucas se comparam as nossas.

              Fomos agraciados, moramos no paraíso das águas. Basta que o povo se dê conta disso e comece a agir de maneira a ser reflexo de tudo isso de bom que Alagoas tem a oferecer. Principalmente nosso querido governador, que vive querendo transformar nosso paraíso em inferno...